Corpo de Bombeiros de Irati passa a ser 10º Subgrupamento Independente

Governador Ratinho Junior oficializou a elevação com a assinatura do decreto na quarta-feira (29)

Jaqueline Lopes, com reportagem de Nilton Pabis

O dia 29 de junho de 2022 vai ficar marcado na história do Corpo de Bombeiros de Irati, com a criação do 10º Subgrupamento Independente dos Bombeiros de Irati, oficializado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A elevação a Subgrupamento Independente traz mais autonomia administrativa para a gestão local e mais qualidade nos serviços prestados nos 21 municípios do Sul e do Centro-Sul do Paraná.

 “Esse é um investimento do Governo do Estado, de um bom planejamento que foi feito, para essa elevação do Corpo de Bombeiros para Subgrupamento Independente, Irati é uma cidade que vem crescendo e o Corpo de Bombeiros acaba atendendo toda uma região importante para o nosso estado”, comenta  governador Ratinho Junior.

Ele ainda destaca que isso foi possível graças ao estudo feito pelo Estado, junto com o comando do Corpo de Bombeiros, e com o avanço, propiciou essa tomada de decisão. Além disso, esta mudança vem de encontro com a convocação de 400 bombeiros do último concurso público. “Isso vai dar a oportunidade de mais musculatura de pessoal para vários Corpos de Bombeiros espalhados pelo Paraná e, automaticamente, atender Irati e região”, completa Ratinho.

Governador Ratinho Junior assinou o decreto na quarta-feira (24) | Foto: Albari Rosa/AEN

Até chegar a data de oficialização da elevação, houve um grande empenho dos bombeiros de Irati e também político. “Foi um trabalho coletivo do Corpo de Bombeiros, Prefeitura, prefeitos da Amcespar, deputados federais e estaduais, muita gente envolvida. Há muitos anos estamos reivindicando esse Subgrupamento Independente para ficar uma estrutura melhor em termos de efetivo, equipamentos, veículos, entre outros. Não só Irati, mas toda a região da Amcespar ganha uma nova estrutura”, comenta o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

O corpo de bombeiros de Irati vai completar 74 anos, foi o terceiro criado no Paraná e, agora, consegue um marco histórico. Uma das pessoas destaque nesta conquista é a comandante do Corpo de Bombeiros, Capitã Carla Spak, que esteve à frente e levou a demanda. A capitã foi bastante elogiada pelo empenho e pelo trabalho que realiza. “A gente fica emocionada por dar continuidade em um trabalho começado lá em 2017, e que foi sendo trabalhado e construído por tantas mãos da nossa região. É um ganho para todos, também de União da Vitória, que acaba agregando um serviço mais próximo, principalmente no setor dos empresários, no setor produtivo, e no futuro uma capitalização dos nossos serviços na nossa região”, observa a comandante. 

União para a conquista

Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Prefeitura e várias outras lideranças ajudaram para chegar a esta assinatura. A Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) esteve junto nesta conquista. “Conseguimos com um trabalho coletivo a instalação da 8ª CIPM, e, agora, com esse governo municipalista, e olhando para a nossa região, a criação do Subgrupamento Independente, que vai atender muito a nossa região e fortalecer os serviços de cuidado”, observa o presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato.

O deputado estadual, Nelson Justus, foi um dos articuladores para essa conquista.  Ele parabeniza o trabalho da Capitã Spak, pelo empenho e a todos que colaboraram. “Gosto de trabalhar desse jeito: vou, ouço, vejo, coloco a demanda embaixo do braço e tento resolver, desta vez, está resolvido, Parabéns, Irati”, destaca.

“Este é um investimento do Governo do Estado, de um bom planejamento que foi feito, para essa elevação do Corpo de Bombeiros para Subgrupamento Independente” – Governador Ratinho Junior

Hussein Bakri, deputado estadual, comenta que “nos emociona ver a dedicação e o empenho que o Corpo de Bombeiros trata a população do Paraná. Quero dizer que o mínimo que podemos fazer é dar esse apoio, onde eu estiver podem contar comigo”.

Hélio de Mello, presidente da Câmara de Vereadores de Irati, também esteve junto nesta luta. “Em 2017, com o prefeito e políticos da região solicitamos para que fossemos atendidos, e, hoje, posso dizer de uma forma brilhante, que Irati e a região merecem esse atendimento e tratamento mais próximo e perto, com maior número de efetivo para atender melhor a todos”.

Leandre Dal Ponte, deputada federal, conta que no ano passado, a Capitã Spak trouxe os indicadores e mostrou para o governador a necessidade de ser independente. “O governador, sensível a isso, iniciou um trabalho para que a gente pudesse dar essa autonomia e, hoje, sai a assinatura do decreto. Agora, vamos trabalhar para ativar as vagas”, comenta.

“É extremamente significativo essa elevação. Ganhamos em velocidade, em termos de capacidade de atendimento, em organização e quem ganha com isso é a população”, observa o deputado estadual, Artagão Junior.

O que muda

Agora, o Corpo de Bombeiros do Paraná vai ampliar a capacidade de atendimento a emergências e o alcance dos serviços de prevenção e combate a incêndios e desastres. O planejamento organizacional possibilitará, a médio e longo prazo, o aumento do efetivo de bombeiros militares atuantes na região e a criação e instalação de novos postos de atendimento da corporação.

De acordo com o secretário estadual de Segurança, Wagner Mesquita, o 10º Subgrupamento Independente vai trazer um aumento no efetivo, passar a ser chefiado por um Major, e vai gerar um atendimento mais próximo,  rápido e eficaz para a população. “Foi uma decisão firme do nosso governador que agora finalizou, inclusive, com ampliação das vagas, e ele tem investido muito nas forças de segurança do Estado”, afirma o secretário.

Na foto, Capitã Carla Spak, e governador Ratinho Junior | Foto: Albari Rosa/AEN

Também, com a elevação, o Corpo de Bombeiros Independente de Irati vai agilizar os processos de prevenção, aumentar o efetivo, conseguir novos equipamentos e viaturas, além do comando ter um trabalho mais próximo com os bombeiros comunitários para melhorar os treinamentos e estrutura que eles têm. “O comando do Corpo de bombeiros agradece ao governador Ratinho Junior. Isso vai facilitar muito não somente a região, mas Ponta Grossa, que agora consegue diminuir o número de municípios, melhora para os dois, que conseguem ter um domínio melhor da sua área territorial”, destaca o Coronel Vasco, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Além disso, o espaço contará com uma escola de soldados, e está é mais uma conquista, pois agora haverá  formação em Irati, e assim os formandos podem ficar na região. “Isso fortalecerá também os atendimentos”, destaca a capitã.

Municípios atendidos

Com a criação do Subgrupamento Independente, mais municípios serão atendidos, são eles: Irati, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Rio Azul, Teixeira Soares, Ivaí, Mallet, Imbituva, Rebouças, São Mateus do Sul, Antônio Olinto, São João do Triunfo, União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Prudentópolis e Guaramiranga. Até então, essas cidades eram ligadas ao Grupamento de Ponta Grossa, que vai até a divisa com São Paulo e atendia 40 municípios.