PIS/Pasep tem 3 pagamentos em 2022; você pode sacar algum deles?

Três rodadas de pagamento do PIS/Pasep são liberadas para milhões de brasileiros neste ano. Veja quem recebe

Lorena de Sousa

O PIS e o Pasep são dois programas voltados para funcionários de empresas privadas e servidores públicos, respectivamente. Por causa deles, milhões de brasileiros podem sacar valores extras e contar com um reforço no orçamento quase todos os anos.

Em 2022, foram autorizadas três rodadas de saque a esses fundos, sendo duas do abono salarial e uma das cotas do PIS/Pasep. Veja mais detalhes e confira se você pode resgatar uma ou mais parcelas.

Cotas do PIS/Pasep

As cotas do Fundo PIS/Pasep são valores disponíveis para trabalhadores que exerceram atividade com carteira assinada entre os anos de 1970 e 1988. Atualmente mais de R$ 23 bilhões estão disponíveis para retirada por cerca de 10,5 milhões de cidadãos.

Os recursos desse fundo, que foi extinto, foram transferidos para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Para consultar quanto pode sacar, o cidadão deve acessar o site ou app FGTS. Já a retirada é feita nas agências da Caixa Econômica Federal.

O prazo para resgatar a grana vai até o dia 1º de junho de 2025. Caso o cotista tenha falecido, seus herdeiros podem recuperar os valores mediante apresentação dos documentos exigidos.

Abono PIS/Pasep ano-base 2020

A Caixa e o Banco do Brasil realizaram o pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2020 nos meses de fevereiro e março deste ano. Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 500 mil brasileiros ainda não sacaram o benefício de até um salário mínimo.

Os repasses foram adiados do ano passado, por isso estão atrasados. O trabalhador interessado em receber deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos, cinco anos;
  • Ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias em 2022;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos em 2020;
  • Estar com os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)/ eSocial.

A consulta do abono PIS/Pasep é feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, Central Alô Trabalhador (telefone 158), ou canais de atendimento dos bancos pagadores.

Abono PIS/Pasep ano-base 2019

Em 2021, o governo liberou o abono PIS/Pasep com ano-base 2019 para milhões de trabalhadores. Contudo, aproximadamente 320 mil deixaram de sacar mais de R$ 208,5 milhões, e agora terão uma nova oportunidade.

Para solicitar a remissão do benefício, é necessário enviar uma solicitação ao Ministério da Previdência e Trabalho. Os canais oficiais são:

  • Unidades regionais do órgão;
  • Telefone 158; e
  • E-mail [email protected] (substituindo as letras “uf” pela sigla do estado onde mora).

Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2022/04/pis-pasep-tem-3-pagamentos-em-2022-voce-pode-sacar-algum-deles/