Alunos de Prudentópolis participam do Projeto “Sementes do Futuro”

Esther Kremer

A Escola Municipal Clotilde dos Santos Gomes, de Prudentópolis, comemorou a 10ª edição do Projeto “Sementes do Futuro”, em parceria com o Programa “A União Faz a Vida”, do Sicredi, com a Secretaria de Educação e Secretaria do Meio Ambiente. O evento de encerramento foi realizado em frente a Sede Regional do Sicredi, em Prudentópolis e contou com a participação de mais de 100 crianças da rede municipal de ensino.

A atividade de encerramento consistiu em colocar sementes de árvores nativas em balões biodegradáveis, onde as crianças soltaram os mesmos e quando estourassem, as sementes seriam espalhadas por diversos lugares, incentivando o plantio de árvores e o cuidado com o Meio Ambiente.


Segundo a diretora da escola, Carla Marconato, quando o projeto iniciou na instituição as famílias dos alunos foram muito participativas no processo, principalmente, no encerramento das atividades. “Eles ajudaram a escolher as sementes e fazer todo o processo de colocar as mesmas nos balões biodegradáveis”, disse.

“Durante todos os 10 anos de projeto estivemos juntos buscando formar alunos conscientes das suas responsabilidades com o planeta, e no Dia da Árvore fazemos a soltura dos balões com sementes de árvores nativas”, explica a diretora.


Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos faz parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 da ONU e a Escola Clotilde dos Santos Gomes já está contribuindo com esta causa.


PROJETO SEMENTES DO FUTURO
Segundo a diretora, o Projeto faz parte das atividades da escola há 10 anos e consiste em realizar diversas atividades envolvendo o Meio Ambiente, noções de sustentabilidade e o cuidado com o planeta.

“No mês de setembro, os alunos fazem atividades escritas, nós convidamos pessoas da comunidade para fazer palestras sobre o tema, as crianças fazem visitas a alguns lugares, colhemos sementes e a grande maioria são os alunos que trazem mesmo”, explica a diretora sobre as atividades propostas.


Para encerrar, os alunos fizeram uma apresentação para a comunidade, onde são convidados os vereadores, membros da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Educação e fazem o plantio de algumas árvores com as autoridades presentes como forma de incentive ao cuidado com a terra. Após, os balões, que são um marco do projeto, são soltos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.