Alunos fazem atividade sobre respeito com patrimônio histórico material e imaterial

Esther Kremer e Escola Profº Orlando de Carvalho

No mês de setembro, foi comemorado o aniversário da cidade de Mallet (21 de setembro) e, pensando nisso, a coordenadora pedagógica Indiamara Catarine Pech Nepomuceno, juntamente com as professoras Erailze de Lima Ulbinski, Lídia Ap. Cloda e Selma Troyan, do 4º e 5º anos, da Escola Municipal Professor Orlando de Carvalho, levaram para sala de aula a história do município, que foi construída a partir da imigração polonesa e ucraniana.


As crianças puderam conhecer mais sobre a história do local onde vivem por meio de visitas a locais importantes, foram apresentadas a diversos patrimônios que ainda não conheciam como a primeira igreja ucraniana do Brasil. Ainda, puderam conversar com os pais, a fim de manter viva a memória de uma população por meio de relatos que passam de geração para geração.


RELATO DA ESCOLA
No intuito de valorizar e relembrar aqueles que, com muita bravura e força, aos poucos foram dando forma ao município de Mallet, pois sabemos que a História é construída pelo homem, seja materialmente ou imaterialmente ao longo do tempo, formando assim a cultura de terminado lugar e época, e que, se não preservada acaba se perdendo.


Para tanto, foi chamado o senhor Andreiv Choma, conhecedor da história da Imigração ucraniana e polonesa, para explicar aos alunos como se deu o processo de imigração, trazendo fotos e relatos da época, instigando os alunos a investigar com seus pais mais sobre o assunto. Nessa fala descobriram que no município se encontra a igreja ucraniana mais antiga do país.


Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a Casa de Memória da Imigração Polonesa, situada no antigo prédio da Escola Polonesa Nicolau Copérnico, que foi fundada em 1909, por incentivo do senhor Romão Paul e mais noves cidadãos da Sociedade Nicolau Copérnico, na época a maior e mais importante escola polonesa da América Latina. Nessa visita a senhora Guizélia Wronski recepcionou os alunos, a qual falou um pouco da imigração polonesa, dos costumes da época e abriu o espaço para visitação, onde estão expostos livros, cartas, fotos, objetos que vieram da Polônia para o Brasil, e, ainda, também contou um pouco do folclore polonês.


Os alunos fizeram uma visita à igreja ucraniana na qual a senhora Lúcia Parasthuk Oszust, recebeu os alunos e explicou um pouco da cultura ucraniana, mostrando alguns objetos e trajes ucranianos, como bordados, pêssankas, e costumes e tradições dos ucranianos trazidos da Ucrânia e que ainda permanecem nos dias de hoje.


Em um breve passeio pelo centro urbano do município puderam apreciar um pouco da arquitetura ainda presentes em alguns casarões construídos pelos imigrantes, observando algumas características específicas europeias presentes e mantidas nessas construções.


Com isso, buscou-se mostrar aos alunos a importância de valorizar e respeitar as tradições e ensinamentos daqueles que contribuíram para a formação dos cidadãos de Mallet para mantê-las vivas para as futuras gerações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.