Brinquedos recicláveis: veja como esta forma de brincar ajuda o meio ambiente

A confecção de brinquedos promove a conscientização ambiental e estimula a criatividade

Esther Kremer

Na edição desta semana, vamos aprender a confeccionar alguns brinquedos com material reciclável, desta forma, vamos ajudar a não poluir ainda mais o Meio Ambiente. A confecção de brinquedos promove a conscientização ambiental, ajuda com a criatividade e também estimula a criança a ter responsabilidade com algo que ela mesma criou.
Há alguns anos, era fácil encontrar brinquedos confeccionados pelas próprias crianças como caixas de sapatos que viravam carrinhos e pedaços de tecidos que viravam bonecas. Atualmente, as crianças trocaram os brinquedos por jogos eletrônicos, isto não é um problema, se bem controlado pelos pais e quando não atrapalham a vida social. Nesta edição, vamos mostrar ideias de alguns brinquedos que podem ser feitos com poucos materiais e em casa ou na escola.
É comum uma criança enjoar rapidamente de um brinquedo e, muitas vezes, este objeto é feito de plástico. Como já vimos em edições passadas do Folha na Escola, o plástico demora, aproximadamente, 450 anos para se decompor. Por este motivo, reciclar um brinquedo (doando ou transformando ele em outro objeto) também é importante.


Ideias de confecção de brinquedos com material reciclável
Peça a ajuda de um adulto para realizar as atividades a seguir:


Vai e vem – brincadeira em dupla
Materiais necessários:2 garrafas pets; 2 rolos de papelão; 2 barbantes de varal de 3 metros de comprimento; 4 pedaços de madeira de 22 centímetros; papel camurça colorido; cola branca e colorida e tesoura.
Instruções: 1) corte as duas garrafas ao meio e encaixe uma na outra, as duas partes da boca da garrafa; 2) com o papel colorido faça desenhos, de sua preferência, para decorar o seu brinquedo; 3) passe os barbantes por dentro do vai e vem, não deixe que eles se cruzem; 4) recorte os rolos de papelão ao meio e encaixe uma ponta na outra, você também pode decora-los; 5) passe os barbantes por dentro do rolo de papelão e amarre cada ponta em cada pedaço de madeira. Pronto, agora é a hora de brincar!

Mochila de foguete – use a imaginação
Materiais necessários: 2 garrafas pets; fita ou elástico reutilizado; papelão; cartolina vermelha e laranjada; tinta para pintar a garrafa.
Instruções: 1) pinte a garrafa pet com a cor que desejar; 2) corte o papelão em um retângulo e também recorte quatro retângulos pequenos em cada canto, para encaixar as alças; 3) encaixe as fitas nos retângulos e amarre bem; 4) com as cartolinas, recorte formatos de fogos, que ficarão na ponta do foguete; 5) passe cola na ponta da chama de cartolina e cole na boca da garrafa (com a ajuda de um adulto ou, se possível, utilize cola quente); 6) use a cola para colocar as garrafas no papelão. Pronto, use sua imaginação para brincar.
Utilize a sua criatividade para produzir brinquedos recicláveis e mande uma foto para o e-mail [email protected] e apareça na próxima edição do Folha na Escola.