SESA reativa leitos para enfermaria Covid na Santa Casa de Irati

Hospital tem 12 leitos disponíveis para pacientes com a doença

Assessoria Santa Casa de Irati

Conforme anunciado junto à imprensa pelo Governo do Estado do Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde reativou, na última sexta-feira (21), os 12 leitos de Enfermaria para Covid-19 na Santa Casa de Irati.

Conforme o provedor, Dr. Ladislao Obrzut Neto, depois de oito casos de gestantes positivadas com o Coronavírus, que tiveram que ser isoladas em enfermarias diferenciadas do alojamento conjunto na semana passada, foi feito o contato com o Estado para ver a possibilidade de recredenciar os leitos Covid. “Para minha surpresa, na sexta-feira (21), já começaram a liberar na Central de Leitos pacientes para a Santa Casa de Irati, então, nos reorganizamos com a equipe, e a partir desta segunda-feira (24) já estamos aptos para receber estes pacientes”, explicou o provedor.

Até o momento, se mantém o atendimento de ambulatório e exames para a população com todos os cuidados necessários de proteção ao Coronavírus.

A questão de acompanhantes e visitas ainda permanece conforme foi anunciado anteriormente, podendo ser modificada a estratégia se necessário futuramente.

A estrutura para o atendimento à Covid se mantém com a mesma qualidade de equipe, medicação e equipamentos necessários para o tratamento dos pacientes. Como os casos têm sido menos graves devido às vacinas, ainda não há pacientes na UTI Covid.

Ladislao chama a atenção para a rapidez de contaminação da Ômicron e pede para que a população mantenha os cuidados de distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel. Se sentirem sintomas gripais, fazer o teste e o isolamento para evitar o contágio de outras pessoas, e, principalmente, fazer o uso das vacinas contra o Coronavírus, que tem diminuído a gravidade dos casos e a necessidade de internação.