Vítima de câncer, morre vereador Nei Cabral

Nilton Cesar Pabis

Faleceu na madrugada de domingo (4) o vereador Valdinei Cabral da Silva (PV), mais conhecido como Nei Cabral. Ele estava em tratamento contra um câncer a mais de um ano. Cabral deixa esposa e dois filhos.

Vereador mais votado do pleito de 2020, Nei Cabral era natural de Inácio Martins, tinha 48 anos, era empresário, residia desde sua juventude em Guamirim, interior do município de Irati, onde era proprietário de um posto de combustível. Ele cumpria o seu quarto mandato. Foi vereador entre 2005 a 2008, 2013 a 2016 e 2017 a 2020, e reeleito para este quarto mandato que cumpria. Foi presidente da câmara de Irati entre 2019 e 2020, onde assumiu interinamente o cargo de prefeito em novembro de 2019, no primeiro mandato de Jorge Derbli.

Nei faleceu na madrugada deste domingo (4) de setembro, no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, onde foi internado na última semana. Afastou-se poucas vezes do Legislativo para tratar a doença. O velório aconteceu na Câmara Municipal, e houve um cortejo fúnebre  até o cemitério do Guamirim, onde foi sepultado.

Nei sempre foi atuante e teve papel importante em várias conquistas como a viabilização da vinda do Centro Universitário Campo Real para Irati, sendo uma delas. Ligado ao tradicionalismo, sua presença era constante nos rodeios de Inácio e Irati, principalmente.

A perda de Nei Cabral sensibilizou a comunidade e políticos que conviviam com o vereador. O prefeito Jorge Derbli lamentou a perca do amigo e líder do prefeito na Câmara. “Estou com o coração entristecido neste momento, não apenas por perder um vereador atuante, mas por perder um amigo”, disse Derbli ao saber da notícia. “O trabalho do Nei era percebido não só como vereador, mas como cidadão de bem do município de Irati”, disse Derbli. O prefeito decretou (Decreto 424/22) luto oficial em Irati por três dias.

O presidente da Câmara, vereador Hélio de Mello, comentou que o falecimento de Nei Cabral traz muita tristeza para o Legislativo. “Nei era um vereador presente, articulado, companheiro e preocupado com as causas públicas. Líder do prefeito, estava sempre com resposta pronta. Nei combateu o bom combate e, agora, é hora de descansar”, disse o presidente. “Não são apenas os vereadores que sentem a perda, mas também os funcionários da casa com quem ele já convivia há muito tempo”, completou.

Em nota, a Câmara prestou as últimas homenagens. “Em reconhecimento ao amor, trabalho e dedicação a Irati, a Câmara Municipal presta homenagem ao Vereador, que tanto fez por nossa terra. Em nome do Legislativo, o Presidente Helio de Mello, manifesta  condolências a familiares e amigos de Nei Cabral pelos bons serviços prestados  como  empresário,  cidadão e vereador”. O Legislativo decretou luto oficial de três dias, e por isso, a sessão ordinária de terça-feira (06), foi  cancelada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.