Programa Jovem em Ação tem capacitação pelo CIEE

Teve início em Irati o curso de capacitação do Programa Jovem em Ação, promovido pelo Centro de Integração Empresa Escola

Teve início em Irati o curso de capacitação do Programa Jovem em Ação, promovido pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) em parceria com o CRAS Rio Bonito.

O programa, será dividido em quatro encontros, totalizando 16 horas, onde o jovem com a participação de 100% de presença, receberá certificação. Os quatro encontros são realizados às terças-feiras, no horário das 13 horas às 17 horas, nas dependências do CRAS Rio Bonito, no Parque Aquático. O primeiro encontro aconteceu no último dia 15 e, pela programação de conteúdo do curso, a capacitação será encerrada no próximo dia 05 de novembro. 20 jovens estão participando dos encontros.

O Jovem em Ação é um programa social gratuito, destinado a jovens entre 14 e 22 anos, e a base oferecida nos encontros têm como foco a promoção da cidadania e da capacitação profissional, a fim de oportunizar o desenvolvimento da empregabilidade, a geração de renda e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Os participantes do curso são integrantes do grupo de adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, conduzido pelo orientador social Dener Cristi dos Santos, e pela psicóloga Rafaela Maria Ferencz.

Além do Jovem em Ação, será promovido ainda o Família em Ação, que é um programa social também gratuito, que ocorre em um encontro, voltado especialmente aos pais ou responsáveis pelos jovens. O encontro tem como objetivo repassar conceitos e orientações para uma reflexão sobre o papel da família na formação do caráter, do cidadão e do protagonismo dos filhos na vida pessoal e profissional.

Para o Coordenador do CRAS Rio Bonito, Reinaldo Wagner, esta importante iniciativa em parceria com o CIEE, contribuirá para a formação e autonomia dos adolescentes, voltada para o trabalho e a vida em sociedade. De acordo com Wagner, “a expectativa é de que esta seja a primeira de muitas outras parcerias que possam ser desenvolvidas entre o CRAS e o CIEE”.