Revitalizando

Em um entrosamento entre a Prefeitura e a ACIAI, o prefeito Jorge Derbli e o diretor responsável pelo comércio da ACIAI (Associação Empresarial de Irati), Oscar Muchau, participaram de uma agenda com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), que tem se mostrado com prestígio perante o governador, principalmente na liberação de recursos. Na pauta, assuntos ligados a revitalização de alguns pontos de Irati. Vamos dizer que a pauta caminhou bem. Ambos saíram animados. Vamos aguardar!!!

Visitinha pretenciosa

Vendo que a dobrada da coordenação da campanha do prefeito Jorge Derbli a reeleição, a deputada Leandre fez uma visita inusitada neste seu giro pela região. Ela esteve com Mauricio Panka que, junto de Dagoberto Waydzik, coordenaram a campanha de Derbli. Parece que algo ficou no ar e segundo uma “fonte”, pode acontecer uma reedição da coordenação da campanha de 2020.

Nova Plataforma

A Câmara de Vereadores de Irati está com uma nova estrutura no que tange a transmissão das sessões legislativas. O presidente Hélio de Mello abriu a mão e renovou todo o sistema de som e transmissão das sessões. Agora, o voto é por placar e aparece pra quem está assistindo. Além de maior qualidade, a presença também fica registrada para quem está assistindo de forma presencial e também de forma remota. Dois monitores foram instalados para que se possa acompanhar os eventos da Câmara.

18 ou mais

O município de Teixeira Soares foi o primeiro da região a vacinar as pessoas adultas com 18 anos ou mais com a primeira dose e dose única de vacina contra a Covid. Agora, o município está realizando a repescagem para ver se ficou alguém sem vacina. O prefeito Lula parabenizou a equipe de saúde liderada pelo secretário Amauri e também a população que acatou o pedido do setor de saúde pela vacinação, que cumpriu a meta antes do previsto. O secretario Amauri disse que estão prontos para vacinar os adolescentes com 12 anos ou mais e aguardam apenas a autorização do governo para isso.

“Não tem paletó que sirva” Prefeito Jorge Derbli se referindo ao fato de não agradar a todos

Subindo a patente

A troca de comando do 3º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiro de Irati foi uma cerimônia inusitada. Além de ser uma transferência entre duas comandantes, possivelmente a primeira vez na história da corporação no Paraná, o assunto de bastidor foi a força política necessária para que seja dada a canetada final. Acredita-se que dependa apenas da chancela do governador. Esse tema foi defendido pelo prefeito Jorge Derbli durante seu discurso em que pediu o empenho da deputada Leandre para sensibilizar o governador. Também o presidente da AMCESPAR fala na mobilização de deputados com voto na região para destravar o processo.

Sensibilidade

Quem vê o bigode do prefeito Jorge Derbli não percebe a enorme sensibilidade que ele tem no que tange o combate da violência contra mulher. O bigode do prefeito Jorge Derbli esconde a sensibilidade que o mesmo tem no assunto. Nesta última quinta (19), ele autorizou a cessão da guarda municipal e assistente social,Patrícia Isaura Bonatto Pedroso dos Santos, que dará suporte ao atendimento especifico para as mulheres que sofrem violências. A Vice -Prefeita Ieda, a vereadora Vera Gabardo, o delegado Paulo e outras pessoas estiveram na solenidade, que foi de forma simples pela importância do ato.

Agenda furada

A deputada Leandre Dal Ponte estaria numa agenda na ACIAI que foi cancelada. A ACIAI disse em nota que a agenda caiu devido a conflito de diretores da Associação. O programa “Roda de Conversa” é uma proposta de entrevistar os deputados mais votados em Irati. Parece que tem algo que não foi contado neste cancelamento uma vez que Leandre seria a primeira a ser entrevistada. A deputada montou uma prestação de contas de suas obras em Irati e estava apta a responder as perguntas da região, mas isto deverá acontecer em outra oportunidade.

Retardando

Uma situação proporcionada pela falta de experiencia se apresentou na última sessão. Pelo menos é o que eu quero acreditar. A prefeitura de Irati reenviou o Projeto de Lei que autoriza a prefeitura de Irati a fazer um repasse de até R$ 600 mil para a Santa Casa de Irati. Este projeto já havia sido enviado e aprovado por unanimidade num momento anterior. Mas devido a um erro técnico, ele teve de passar pela Câmara novamente.

Extemporâneo

O que causou estranheza, foi a atitude do vereador Batatinha e também da vereadora Terê que fizeram pedido de vistas no projeto. Como era apenas uma correção, o vereador Nato Kffuri faz o pedido de quebra do interstício legal (votar em apenas uma sessão) como já havia sido discutido e aprovado na casa de Leis. Primeiro o vereador Batatinha pediu vistas num momento inapropriado. O pedido de “Vistas” (oportunidade para estudar mais o projeto) acontece durante a “discussão” do projeto. Batatinha pediu vistas durante o momento do voto, o que é errado. Tentou argumentar, mas não teve o que fazer. O presidente Hélio advertiu e seguiu a sessão. Mais estranheza ainda, foi quando a vereadora Terê tentou insistir no pedido. O vereador Hélio explicou de novo que os pedidos eram inoportunos e seguiu a sessão em que a transferência foi aprovada.

Resumo

Este fato nos traz uma reflexão. Os vereadores que mesmo estando utilizando um novo sistema não utilizaram do momento oportuno para discutir o processo. Como houve uma sequência de pedidos na intenção clara de barrar a tramitação do projeto, nos dá a imagem de que os vereadores procuravam retardar o repasse deste recurso para a Santa Casa de Irati, principalmente porque é destinado ao combate da Covid-19. Ou na “teoria da conspiração”, alguém teria colocado os vereadores no “mato”, passando uma orientação de questionamento não cabível, uma vez que ambos os vereadores votaram favoráveis ao repasse. Muito estranho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.