Unicentro inaugura novo prédio da biblioteca do campus de Irati

Daniela Valenga, com reportagem de Jaqueline Lopes

 O novo prédio da Biblioteca do Campus de Irati da Universidade Estadual de Centro Oeste (Unicentro) foi inaugurado na segunda-feira, 29 de outubro. A construção é três vezes maior do que o antigo espaço e reúne mais de 40 mil títulos. Além dos acadêmicos, professores e funcionários da instituição, toda a comunidade pode utilizar a biblioteca.

A obra, iniciada em 2015, teve um investimento de R$ 2,8 milhões, com recursos provenientes de uma emenda orçamentária federal proposta pelo então deputado federal e atual secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O novo espaço possui 2.200 m² distribuídos em três pavimentos, uma infraestrutura três vezes maior do que o antigo espaço de 736 m² no Prédio Principal do campus. As novas instalações acomodam um acervo geral de mais de 40.500 títulos e mais de 52.700 exemplares, entre livros, folhetos, dissertações, teses e periódicos.

“A biblioteca é um espaço que simboliza toda a produção do conhecimento humano e se liga à riqueza e soberania de um país”, expressa Aldo Bona, atual Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e que já passou pela Unicentro como professor, diretor do campus de Irati e reitor.

Inauguração contou com a presença do secretário e deputado Sandro Alex e demais autoridades locais e estaduais – Foto: Rodrigo Félix Leal

Sandro Alex, considerado o padrinho da Unicentro por Aldo, pelos recursos destinados à instituição, explica que mesmo com a facilidade de busca de informações em aparelhos eletrônicos, a biblioteca ainda é um espaço importante no ambiente acadêmico. “Você tem nesse espaço, além de acesso ao conhecimento e concentração, uma oportunidade de ter uma boa formação para a vida junto aos professores e comunidade acadêmica”, defende.

Aldo conta que o desejo de inaugurar um novo espaço para a biblioteca era antigo. “Quando eu fui diretor no início dos anos 2000, organizamos a biblioteca no espaço que estava até hoje, que, apesar de maior do que o anterior, era limitado”, recorda. Ele celebra a inauguração do novo prédio. “São três pisos com uma boa distribuição do acervo e bons espaços de estudo e pesquisa para os estudantes e professores”, fala.

Sandro Alex ressalta a importância da universidade para a região. “A Unicentro está presente em todas as famílias da região, qualificando, profissionalizando e dando um futuro para quem passou por aqui”. O secretário fala que novas obras estão sendo realizadas e irão impactar na universidade, como a construção do novo ginásio de esportes e pavimentação de estradas rurais e urbanas, que irão melhorar o acesso dos estudantes até o campus. “Nosso objetivo é fortalecer a região na infraestrutura e na educação da Unicentro”, destaca.

Junior Benato, presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (AMCESPAR), destaca que a biblioteca é um espaço que poderá ser utilizado por toda a região e lembra a passagem bíblica que fala que o povo parece ou sofre por falta de informação e conhecimento. “Naquele espaço não vai sofrer, porque lá está o conhecimento e está a disposição da nossa região”, completa.

O Prefeito de Irati, Jorge Derbli, também enfatiza a importância do novo prédio para toda a comunidade. “O espaço vai atender os acadêmicos e as pessoas da região, como as secretarias de educação e as escolas municipais”, exemplifica.

A coordenadora da Biblioteca, Carmen Pegoraro, esclarece que toda comunidade externa à universidade pode utilizar o espaço, basta só realizar um rápido cadastro. E destaca que a abertura do novo espaço é resultado de um trabalho em conjunto de várias pessoas, como a equipe de manutenção e limpeza, reitoria, direção do campus e funcionários da biblioteca. “Os professores, acadêmicos, funcionários e toda comunidade vão poder usufruir do espaço que já está organizado”, conta.

A Unicentro será a primeira universidade do estado a retornar às aulas presenciais, em janeiro de 2022. “Os estudantes terão um presente quando voltarem para o campus e já poderem usufruir da nova biblioteca para ampliar seus conhecimentos”, enfatiza Derbli.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.