Após reivindicações de moradores, lotes baldios e lago de contenção são limpos no residencial Professor Lico

Tanto a gestão pública, quanto a construtora, se prontificaram a solucionar os problemas no condomínio

Karina Ludvichak

Inaugurado em junho de 2023, o residencial Professor Lico está localizado no bairro Engenheiro Gutierrez, em Irati, e conta com 174 casas. Graças ao condomínio, muitas famílias puderam realizar o sonho da casa própria, mas nos últimos meses, os moradores vêm enfrentando alguns problemas na localidade.

No dia 17 de janeiro, o Jornal Folha de Irati foi procurado por alguns moradores do residencial com o intuito de solucionar a falta de limpeza nos terrenos baldios e o lago de contenção construído próximo as casas. De acordo com Fernanda, que falou em nome dos moradores descontentes com os problemas no residencial, o lago está coberto por mato e apresenta risco aos moradores, principalmente para as crianças, pois nos últimos dias começaram a aparecer animais peçonhentos como cobras e aranhas venenosas.

Fernanda explica que os moradores acionaram a fiscalização da Prefeitura de Irati e também contataram a empresa responsável pelos terrenos baldios, mas que desde a inauguração das casas e os meses seguintes, até o presente momento, não estavam conseguindo solucionar o problema.

Na tarde da quarta-feira (17), o vereador Cesar Batatinha foi até o condomínio para ouvir o que os moradores tinham a dizer, e se comprometeu a ajudá-los tomando providências que competem a Câmara de Vereadores. “O vereador João Henrique também entrou em contato comigo, iremos marcar uma reunião para ele ver o que ele pode fazer por nós ali do bairro”, completou Fernanda.

Passados quase dois dias desde o primeiro contato com jornal, Fernanda nos informou que no início da tarde da sexta-feira (19) a empresa responsável pelos terrenos baldios havia enviado prestadores de serviço para realizar a limpeza no local.

Em nota, a construtora responsável pelos imóveis da localidade informou ao jornal que a limpeza, tanto de lotes vazios quanto das áreas institucionaisnão são de responsabilidade da construtora. “Os lotes não são de nossa propriedade. Somente avisamos o proprietário sobre a necessidade de limpa-los e ele tomou as providencias. Já as áreas institucionais, a população deve cobrar da prefeitura a sua manutenção e conservação”, disse o representante da empresa.

Em resposta aos questionamentos do jornal, a Prefeitura informou que o lago de contenção se trata de um local institucional, portanto, iria incluir a limpeza do mesmo no itinerário da gestão pública. O que significa que, após meses de tratativa, finalmente a empresa e a gestão municipal se prontificaram a resolver o problema e, nesta semana, uma equipe da Prefeitura fez a limpeza do lago.

Além da limpeza do local, os moradores também reivindicam assistência técnica da construtora das casas, já que algumas apresentam problemas na estrutura como infiltração, no qual relatam que verte água do piso nos períodos chuvosos e, também, nas instalações elétricas que apresentam defeitos e mau funcionamento.

Quanto a essa questão, a construtora disse que “sobre as manutenções e reparos das casas, estamos atendendo a todos os pedidos que nos chegam. No manual do proprietário, que foi entregue a todos os moradores junto com as chaves das casas, tem os canais de atendimento aos clientes (telefone e e-mail)”. Desta forma, a empresa se disponibiliza a resolver qualquer problema referente aos imóveis do residencial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.