Coronel Taborda toma posse do 4º Comando Regional de Polícia Militar

Militar de Inácio Martins, com uma carreira exemplar, estará à frente de 70 municípios

Amanda Borges, com reportagem de Nilton Pabis

Na quinta-feira (17), o Coronel Taborda, de Inácio Martins, tomou posse do 4º Comando Regional de Polícia Militar, em Ponta Grossa, substituindo o atual comandante, o Coronel Edmauro Assunção, que ocupou o cargo por 35 anos. Assumindo, Taborda será responsável por cerca de 70 municípios do Paraná e conta com o apoio da população para a realização de um bom trabalho na segurança pública do estado.
Taborda, com seus anos de experiência no ofício, se considera pronto para assumir o comando. “A dificuldade sempre é poder contar com o apoio irrestrito da população. Mais de 95% da população é ordeira, é trabalhadora, e que não comete aqueles crimes propositais, ou seja, dolosos. Mas falta a população indicar aos policiais qual é o problema que reside nessas comunidades”, pede o novo comandante.
Coronel Edmauro deixa o Comando após 35 anos de árduo ofício. O trabalho exemplar que desempenhou ao longo desse período deixa um sentimento de gratidão. “Eu me sinto gratificado, é um momento feliz por poder trabalhar com esse pessoal. É bom pelo legado que nós deixamos, pelas experiências, pela amizade que nós fizemos”. Ainda, ele diz que sai, mas “com o sentimento de dever cumprido”.
Edmauro diz que confia plenamente em seu sucessor. “Ele é um oficial justo e gosta daquilo que é certo e faz com que os policiais trabalhem de maneira certa. E quem trabalha dessa forma tem todo o meu apoio. Ele interage com a população, ele é aberto a conversa e ao diálogo, e procura fazer o melhor para a segurança pública. Vai ser, com certeza, um grande comandante. O 4º Comando Regional está em boas mãos”.
Além dos militares, amigos e apoiadores do Coronel Taborda acompanharam a cerimônia de posse. O Deputado Hussein Bakri foi um deles. “Eu faço elogios e apostas porque eu conheço, eu sei de quem eu estou falando! Trata-se de um policial competente, dedicado, que tem amor pelo que faz. Ele quer fazer a coisa certa, quer ver o trabalho sendo realizado!”.
Assim como Bakri, o Deputado Artagão Junior também comemora a posse. “Nada melhor do que termos na nossa região pessoas que são dela, que conhecem a nossa realidade, como é o caso do Coronel Taborda”, explica Artagão.
Jorge Derbli, Prefeito de Irati, acompanhou parte da trajetória do Coronel na PM, tendo em vista a relevância de Taborda para implementação da 8ª Companhia da Polícia Militar de Irati. “Ele esteve a frente da 8ª Companhia, fez um trabalho excepcional e, hoje, assume o 4º Comando Regional cuidando de 70 municípios aqui no estado do Paraná. Para nós, é uma satisfação”, comemora Derbli.