Corpus Christi retrata tradição e fé da população católica

Kauana Neitzel

O dia de Corpus Christi, que neste ano é comemorado na próxima quinta-feira (08), é uma tradição da Igreja Católica que celebra a Eucaristia ou comunhão quando a hóstia recebida durante a missa simboliza o corpo de Jesus Cristo. Em Irati, fieis seguem a tradição de confecção de grandes tapetes em espaços públicos com a celebração da comunhão em grandes missas e procissão.


Em latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”, e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra nesta data. No dia da celebração os tradicionais tapetes são feitos de serragem, sal ou outros materiais coloridos que formam desenhos com referências bíblicas.

O Padre Álvaro Nortok, pároco da Igreja Matriz São Miguel, conta sobre a programação que será realizada em Irati. “Neste dia de Corpus Christi, que é o corpo e sangue de Jesus Cristo, nós unimos as quatro paróquias para uma celebração única que será às 15 horas. Nesta celebração terá a santa missa, que acontecerá no pátio da paróquia São Miguel. Envolve, então, a paróquia Nossa Senhora da Luz, a paróquia São João Batista, a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a São Miguel”, conta.

Celebração iniciará às 15h no pátio da Igreja Matriz São Miguel – Foto: Paróquia Nossa Senhora da Luz


“Depois desse momento celebrativo da santa missa, nós saímos em procissão pelas ruas da cidade. Passamos pela Igreja Ucraniana, descemos para a paróquia Nossa Senhora da Luz, para receber a benção do santíssimo. É um momento de muita alegria, de muita oração, também, é uma presença amorosa de Deus, que vem ao nosso encontro e que nós podemos caminhar com ele. É muito bonito, as comunidades se encontram, se ajudam e fazem o tapete que é tão especial”, completa o padre.

O tapete confeccionado nas ruas nesse dia tem como significado trazer o sentido da adoração. O Padre Álvaro explica que é algo muito simples feito por mãos humanas com folhas, desenhos, para que Jesus possa passar por ele. “É o Senhor que passa e caminha conosco, a procissão de Corpus Christi é a única procissão litúrgica que existe, então é um momento em que Jesus sai junto com as pessoas caminhando pelas ruas da cidade e abençoando todos nós”, ressalta.


É importante destacar para os paroquianos que se acontecer de chover no dia oito cada paróquia terá a santa missa, às 15h. Então, fica suspensa a procissão, mas a santa missa terá em todas as igrejas.

Para quem quiser participar da confecção do tapete, o Padre Álvaro convida a todos para participar a partir das 8h da manhã na Paróquia São Miguel, assim como nos demais pontos. As ruas utilizadas para a procissão ficarão fechadas pelo Iratran, não podendo ter a circulação de veículos. “Eles fazem essa proteção para que o tapete possa ser construído durante a manhã. E quem quiser participar junto, vir ajudar em alguma coisa será ótimo e nós estaremos, também, arrumando o espaço para celebração da santa missa. Então precisamos de muitas pessoas pra ajudar”, faz o convite.

Tapetes são feitos nas ruas da cidade pelos católicos para esperar a passagem do Corpo de Cristo – Foto: Paróquia Nossa Senhora da Luz


O Padre encerra dizendo que o dia de Corpus Christi “é um feriado sim, mas é também um dia muito especial que nós possamos unir nosso coração ao coração sagrado de Jesus. É um dia muito especial pra todos nós, católicos”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.