Égua da Fazenda Derbli conquista 1º classificação na 45º Expointer

Sthefany  Brandalise

O criador de cavalos de Irati, da raça Percheron, Jorge Derbli,  participou da 45º Expointer, que aconteceu entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, em Esteio, Rio Grande do Sul, expondo quatro animais da raça Percheron. O evento é considerado o maior da América Latina.

A grande novidade para a Expointer foi a égua, Morena Jd, da raça Percheron,que conquistou o primeiro prêmio na categoria Campeã Potranca. Já o cavalo, Xumbo da Arca, conseguiu o segundo prêmio na categoria Campeão Potranco. Ambos da Fazenda Derbli. Xumbo já foi premiado na 44ª edição da feira, a maior do Brasil.

Jorge Derbli teve dois de seus cavalos premiados na 45° Expointer

Jorge Derbli comemora o título dizendo que  “a Expointer julga o que se tem de melhor no Brasil em vários segmentos. Por isso, tenho orgulho de sair daqui com o título de campeão com a égua Morena Jd. Mais do que a nossa fazenda, é Irati que ganha com mais esse título. Estamos trazendo mais uma vez o nome da cidade de Irati para o circuito nacional, mostrando a potencialidade de nosso município”, disse o criador.  “Estamos apostando na raça Percheron e também no melhoramento genético que realizamos na fazenda Derbli. Conseguimos saltar de uma 3ª colocação no ano passado para o primeiro este ano. E repetimos a colocação com o cavalo Xumbo”, explica Derbli. “São animais dóceis mais voltados a tração e, agora, estão chamando a atenção pelo tamanho e beleza”, finaliza.

SOBRE O PERCHERON

Percheron é uma raça francesa que é utilizada para transportar grandes cargas e tracionar implementos agrícolas, como arado, semeadoras e pulverizadores. Participam da Expointer desde as primeiras edições, na década de 1970, e contaram, este ano, com 27 animais inscritos, um recorde de participação.

Um cavalo Percheron nasce com 80 quilos e 1,20 metro, mas pode chegar a mais de uma tonelada quando adulto. “ O maior cavalo da Expointer é o WB Camelot, de 1,76m, que veio de Chuvisca. Seu criador planta fumo e usa o cavalo para arar a terra de sua propriedade”, diz o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Percheron, Genaro Cunha

“A maior tropa de Percheron do Brasil está no Rio Grande do Sul.Aqui existem mais de 20 criadores da raça. Um animal custa, em média R$ 80 mil, podendo chegar até a R$ 300 mil”, destaca  Cunha.

Os grandes campeões da raça Percheron deste ano são WB Leon (macho), e WB Justine (fêmea), ambos do criador Wilson Brochmann, do estabelecimento Pueblo Pampeiro, de Santana do Livramento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.