Inácio Martins tem clima propício para produção de morangos

Sthefany Brandalise

Em Inácio Martins, a produção de morangos está se desenvolvendo como uma importante atividade agrícola, que tem beneficiado a economia local e melhorado a qualidade de vida da população. Os pequenos produtores da cidade encontraram no morango uma fonte de renda, impulsionando o desenvolvimento da região.

Marcos Aurélio Nunes Pereira, secretário municipal de Agricultura, comenta sobre a importância da produção de morangos no município. “É uma atividade que vem de encontro com as nossas demandas de geração de renda da unidade familiar de produção rural, tendo em vista as maiorias das propriedades rurais serem de agricultores familiares que tem como potencial a mão de obra familiar”, disse.

O clima é um dos fatores que mais favorece o cultivo do morango em Inácio Martins. O inverno rigoroso e o clima ameno são ideais para produzir frutos grandes e de qualidade. Além disso, para garantir a qualidade do fruto, é necessário o uso de embalagens adequadas, transporte correto e armazenamento com câmara fria.

Marcos também conta que o cultivo de morangos também é uma forma de manter o jovem no campo, para a sucessão familiar.  “A atividade como geração de emprego é basicamente a mão de obra familiar, e tem como principal objetivo tentar assegurar a juventude rural para possível sucessão familiar na agricultura”, comenta.

Produtores em Inácio Martins: 11 agricultores, 68.000 plantas e 11 estufas
Produção anual de: 74.800 Kg.
Preço médio: 12,00 R$ Kg.
Renda bruta anual: 897.000,00 R$.
Previsão de construção de mais estufas para ano agrícola 2023/2024.

“Esse crescimento na produção dos frutos também acontece através do apoio da atual gestão, dos programas municipais e do compromisso da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que trabalham unidas para o desenvolvimento do município e consequentemente melhorando a qualidade de vida de seus munícipes, principalmente na área de produção de alimentos e segurança alimentar e nutricional para todos”, observa o secretário.

Algumas instituições também trabalham na capacitação dos agricultores, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto De Desenvolvimento Rural Do Paraná (IDR – PR), entre outros.

Eloise Pereira Pinto, uma das produtoras de morango de Inácio Martins, conta que hoje sua principal renda vem da fruticultura. “Trabalho com o cultivo de morangos a mais ou menos um ano e meio, desde que comecei a montagem das estufas e preparação para o manejo. Comecei a me interessar pela cultura através de um curso do Senar sobre manejo e cultivo de morangos semi hidropônicos. Após esse já fiz mais 5 cursos com agrônomos especializados na área, cursos de controle de pragas, doenças, nutrição e controle biológico, pois o nosso principal objetivo é produzir com mínimo possível de agrotóxicos”, disse.

Foto: Reprodução/ Eloise Pereira Pinto
 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.