Rouquidão: possíveis causas, como tratar e quando ir ao médico

A rouquidão é uma alteração na voz que pode ser passageira ou se tornar permanente. Saiba mais sobre a condição

A rouquidão é um problema comum e que gera muito incômodo, devido à alteração e perda da qualidade da voz. Quem faz o uso excessivo da fala pode ser acometido pela condição com mais frequência, e é preciso se atentar a essas recorrências.

A rouquidão, também conhecida como disfonia, é uma alteração na voz que a deixa mais áspera, fraca ou diferente do habitual. Normalmente, ela está associada com o funcionamento da laringe, mas também pode ser causada por distúrbios nas pregas vocais.

A mudança pode ser no tom, timbre ou volume da fala, afetando sua qualidade e, consequentemente, dificultando a comunicação. É um problema comum em indivíduos que usam muito a voz e pode ser temporário ou ter uma duração prolongada.

Além disso, a rouquidão pode indicar a ocorrência ou ser sintomas de algumas condições, como o aparecimento de um pólipo. Sendo assim, sempre que a alteração surgir é importante ficar atento à sua extensão, buscando ajuda caso ocorra por um período longo.

O que causa rouquidão?

A rouquidão pode ter muitas causas distintas, a maioria delas ligadas a alterações na laringe e nas pregas vocais. Veja alguns problemas que podem causar rouquidão:

·   Laringite;

·         Doenças neurológicas

·         Refluxo gastroesofágico;

·         Refluxo laringofaríngeo;

·         Tabagismo;

·         Alcoolismo;

·         Tumores;

·         Edema de Reinke;

·         Hemorragia vocal;

·         Nódulos vocais;

·         Pólipos;

·         Uso indevido da voz

Como mencionado anteriormente, a rouquidão pode ser uma condição passageira ou então permanente. Nos dois casos, é preciso se atentar a outros sintomas que podem surgir em conjunto com a alteração na voz.

Os principais deles são dores e sensação de queimação na garganta e na laringe, dificuldade para engolir ou falar, febre, sangramentos.

Quando procurar um médico?

Embora a rouquidão usualmente desapareça em alguns dias, quando ela se torna uma condição duradoura, é preciso investigar sua origem.

O sinal de alerta se acende quando a alteração na voz se prolonga por mais de duas semanas. Se isso ocorrer, é necessário procurar um médico que possa examinar a laringe e as cordas vocais, a fim de entender o que está ocasionando o problema.

Possíveis tratamentos

Quando a alteração na voz surge de forma repentina, é possível realizar algumas ações para tentar amenizá-la. Por isso, veja abaixo algumas maneiras de como tratar a rouquidão!

  • Hidratação;
  • Gargarejo;
  • Poupar a voz;
  • Evitar substâncias nocivas como o álcool;
  • Utilizar pastilhas para a garganta;