Saiba quais são os impactos do desmatamento para o nosso planeta

Esther Kremer Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciaiws (INPE), entre o período de 01 de agosto de 2020

Esther Kremer

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciaiws (INPE), entre o período de 01 de agosto de 2020 até 31 de julho de 2021, cerca de 13.235 km²foram desmatados da Floresta Amazônica. De um ano para o outro o crescimento foi de 21,97%, os dados indicam que o ano de 2021 foi o pior em 10 anos.


Qual é o tamanho do problema?
A World Wildlife Fund (WWF), em tradução livre Fundo Mundial da Natureza, explica que 80% das espécies terrestres vivem em florestas e dependem da sua boa estrutura.Por causa das queimadas ilegais e do grande desmatamento, diversas espécies estão em extinção. Veja a matéria do Folha na Escola intitulada “Cuidar dos animais também é cuidar do meio ambiente”.
O desmatamento também prejudica o clima e fomenta o aquecimento global. As árvores são responsáveis por neutralizar os gases nocivos aos seres humanos, elas atuam como “zonas armazenadoras de carbono” e quando são queimadas liberam esses gases e isso faz com que o clima seja alterado. O Brasil possui mais de 50 mil espécies de árvores e algumas estão na terra muito antes de nossos tataravós nascerem.
A economia também é afetada com o desmatamento, visto que, as florestas produzem diversas matérias-primas que podem ser utilizadas em setores econômicos, porém, de forma sustentável, não esgotando seus recursos.
Já vimos em diversas edições quais são as formas de utilizar os recursos de forma sustentável. Caso você não lembre, entre no site da Folha de Irati e procure pela categoria “Folha na Escola”, lá, você vai encontrar todos os temas já trabalhados e diversas atividades que podem ajudar o nosso planeta a prolongar sua vida.


Preservar também é coisa de criança

Mas você deve pensar, como eu posso ajudar? Não é uma tarefa tão simples, pois o desmatamento acontece em massa e muito longe da nossa realidade. Você pode começar com boas ações e plantar algumas árvores. Converse com pais e professores sobre o problema que o planeta está enfrentando e peça para que ajudem nessa importante tarefa de reflorestamento.
Você também pode denunciar qualquer crime ambiental para o número 181 da Policia Ambiental. Lembre-se que os maus- tratos aos animais também são considerados crime ambiental perante a Lei 9.605.
As fábricas que jogam detritos poluentes em rios, lagos e mares, prejudicando as populações ribeirinhas e os animais, que soltam fumaças pretas e contaminadas que poluem o ar que respiramos também se encaixam em crimes ambientais.
Não compre animais silvestres. Sabemos que os animais silvestres podem ser muito fofos e bonitinhos, mas o lugar deles não é dentro de casa. Diversos deles correm risco de extinção e se forem retirados do seu habitat natural, podem deixar de existir.
Professora, mande para o e-mail [email protected] a atividade da sua turma sobre o combate ao desmatamento e apareça na próxima edição do Folha na Escola.