Café da ACIAI reuniu diversos empresários para discutir sobre regularização de imóveis

Assessoria Aciai

A 4ª edição do Café da Aciai foi sucesso e teve como tema “Quem não registra, não é dono”. O assunto chamou a atenção do público que lotou a sala das reuniões da entidade. O principal objetivo do encontro foi discutir sobre a regularização de imóveis, e contou com a fala da tabeliã do 1º Tabelionato de Notas, Flávia Scavanachi.

Na ocasião, estiveram presentes diversos empresários, representantes do poder judiciário como o Dr. James Byron Weschenfelder Bordignon, juiz da comarca de Rebouças, autoridades municipais, associados da Aciai e a imprensa local.

A tabeliã falou sobre a importância da regularização de imóveis para a economia local, sobre a arrecadação de impostos municipais, melhor urbanização da cidade, incentivo a conseguir financiamentos e empréstimos imobiliários que podem impulsionar a construção civil e gerar empregos, assim como outros assuntos que abordaram questões de alguns mecanismos que são necessários para a regularização como a usucapião, adjudicação compulsória extrajudicial, a regularização fundiária urbana e rural, e o direito real de laje.

Segundo Flávia, o público que esteve presente possui qualificação jurídica e tinham conhecimento do assunto. “Muitos sabiam que os institutos existiam, mas o foco principal, o que fez eles terem vindo para o encontro, foi demonstrar importância em regularizar os imóveis. Abri para perguntas e muitos não se manifestaram, se não se manifestaram é porque não tinham a dimensão do quão importante é regularizar os imóveis. Foi ótimo pois esclareceu a importância do assunto para a Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI)”, disse.

O empresário e presidente da Aciai, Renato Hora, falou sobre a relevância do assunto para o setor empresarial de Irati. “A tabeliã Flávia nos trouxe importantes informações sobre a regularização, pois estamos em uma região em que muitos imóveis pendem de regularização e é como diz o ditado popular “quem não registra, não é dono”. Foi um encontro excepcional, trouxe riquezas com relação à temática abordada e o espaço estar cheio demonstrou o interesse da comunidade em entender como funciona tudo isso, um anseio social para justamente proteger o patrimônio que possui”.

O juiz da comarca de Rebouças, Dr. James Byron Weschenfelder Bordignon, esteve presente no encontro e comentou sobre a temática abordada. “Este tipo de iniciativa é de grande importância dada a diversidade de pessoas que estiveram presentes neste café da manhã, onde foi possível compreender um pouco mais sobre todas estas questões envolvendo a regularização, do que é feito dentro de um Tabelionato e foi tudo exposto de uma forma muito clara para o público presente”.

O empresário no ramo de madeireira, Marcos Dallegrave, foi um dos participantes do evento e disse que “cada dia mais há uma necessidade de as empresas, do comércio e da própria cidade ter tudo regularizado. Cada vez mais é importante estar com os documentos prontos e de acordo com a lei. É fundamental este encontro na Aciai e esta fala, pois é um processo demorado e difícil, mas que tenho certeza que em algum momento todos vão conseguir estar com os documentos todos legalizados”, finaliza. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.