Professores da Unicentro aprovam deflagração de greve a partir de segunda

Kauana Neitzel

Os professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) se reuniram em assembleia realizada nesta quarta-feira (17) e aprovaram a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (22) e a solicitação da suspensão do calendário acadêmico/universitário. Sendo a Unicentro última universidade do Paraná a decidir pela greve.

A assembleia discutiu pautas como a reposição salarial de 42%, referente à data-base acumulada nos últimos sete anos, e a agilidade da aprovação da proposta de melhoria do plano de carreiras, que foi elaborada pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e tramita nas pastas estaduais. De acordo com o sindicato, a paralisação busca a recomposição da data-base da categoria.

Desde a semana passada, os professores das outras Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) votaram e aprovaram a paralisação das atividades. A Unicentro ainda não havia discutido a greve por conta do calendário acadêmico, que retornou as atividades letivas na última segunda-feira (15). 

Segundo o Sindicato dos Docentes da Unicentro (Adunicentro), “em maio de 2023, as perdas inflacionárias nos salários chegam a inaceitáveis 42%, desde 2016”. Para além, a greve é por aprovação da “proposta de melhoria do plano de carreira docente das universidades estaduais”.

O comunicado emitido pelo Adunicentro solicita, também, a suspensão do Calendário Acadêmico Universitário a partir de segunda-feira, 22/05/23, para que as reposições de aulas, do período de greve, possam ser organizadas de modo adequado para docentes e estudantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.