Sol ajuda na prevenção da osteoporose

Dez milhões de brasileiros, principalmente mulheres, têm osteoporose – uma doença que atinge os ossos e que pode ser prevenida. Ossos mais fracos aumentam o risco de quedas, principalmente entre os idosos.

Mas como evitar a osteoporose? Os cuidados para evitar lesões graves no futuro devem começar já na infância. Entretanto, nunca é tarde para reforçar a prevenção. Além de atividade física para fortalecer músculos e ossos, a pessoa deve ter uma alimentação adequada e ingerir proteína, cálcio. E o sol é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo, pois é meio dos raios do tipo ultravioleta B que nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos.

FATORES DE RISCO

Entre os fatores de risco para a perda óssea estão a idade avançada, sexo feminino, baixo índice de massa corpórea, vida sedentária, cigarro e uso de glicocorticoides. Segundo a endocrinologista, Marise Lazaretti, por algum motivo as mulheres mais gordinhas conseguem manter mais massa óssea do que as muito magras.

A doença não mata, mas as consequências dela podem matar. A mortalidade está muito associada às complicações das fraturas. Os locais mais comuns de fratura são as vértebras e o colo do fêmur, porque são os que sustentam mais peso.

QUAIS OS SINTOMAS DA OSTEOPOROSE?

A osteoporose não dá sintomas, a pessoa não sente dor. O maior risco da osteoporose é a fratura. Uma fratura no fêmur, costela, coluna, tem um impacto muito significativo na saúde do idoso.

POPULAÇÃO DE RISCO PARA OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma doença que acomete mais mulheres depois da menopausa, mas os homens também têm e a mortalidade após fratura de fêmur, por exemplo, é duas vezes maior nos homens do que nas mulheres. Por isso, a prevenção é importante.

Comentários estão fechados.