Secretaria Municipal de Saúde adquire novo equipamento para a área de Fonoaudiologia

A Prefeitura de Prudentópolis adquiriu nessa semana, através da Secretaria Municipal de Saúde, com recursos próprios do município no valor de R$ 24.890,00, um imitanciometro. Trata-se de um importante equipamento para complementar os exames auditivos já realizados no Setor de Fonoaudiologia, audiometria tonal e Logoaudiometri e conta com a mais avançada tecnologia e está disponível para a população.

Os exames auditivos podem avaliar a capacidade auditiva, identificar possíveis alterações e também direcionar e/ou monitorar o tratamento em doenças otológicas. Dentre os exames auditivos com maior procura está a Imitanciometria.

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Hohl Mazurechen, “com este equipamento, além de ser muito importante para a área de fonoaudiologia, ele vai gerar mais economia com transportes de pacientes que a gente necessitava fazer e, principalmente, uma maior praticidade para os pacientes que necessitam desses tipos de exames, que agora poderão ser usufruídos na própria cidade”.

Anteriormente, o exame de Imitanciometria era disponibilizado em Guarapuava e contratado pelo município através do Consórcio CIS-Centro Oeste. Além de evitar o deslocamento dos pacientes para outro município para realização do diagnóstico, a Imitanciometria é um exame de grande procura, sobretudo por crianças o que gerava fila de espera.

Esse exame trata-se de um avaliador de orelha média que verifica o funcionamento do tímpano, dos ossos da orelha média (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. Também fornece informações sobre vias auditivas centrais por meio dos reflexos acústicos. Considerado como um procedimento simples com resultado imediato e normalmente utilizado como complemento ao exame de audiometria.

Comentários estão fechados.