Patrulha Rural realiza melhorias em 11 km das estradas de Rio Azul

Maquinário está na localidade de Marumbi dos Elias e segue para o Taquari

Jaqueline Lopes

A Patrulha Rural está em Rio Azul e finaliza o primeiro trecho de melhoramento nas estradas do interior do município. Neste início, falta apenas 1 km para encerrar os 11 km planejados na fase inicial. Após isso, o serviço vai para outras comunidades para concluir mais trechos com melhorias.
Os trabalhos foram iniciados na comunidade de Serro Azul, passando pelo Pinhalzinho e, agora, estão no Marumbi dos Elias. Neste trecho, a Prefeitura fez a substituição de uma antiga ponte de madeira por manilhamento, que vai dar mais durabilidade à passagem e gerar economia para o município, além desta, outras 23 foram substituídas por tubo na área rural do município.
O primeiro trecho que a Patrulha trabalha em Rio Azul é de grande acesso, principalmente de granjas suínas, e os trabalhos realizados pelo maquinário é de alargamento da estrada e uma grande camada de cascalho, que vai facilitar para os produtores das comunidades. Após, vai para o Taquari.
De acordo com o prefeito Leandro Jasinski, o serviço da Patrulha no município é mais uma equipe trabalhando nas melhorias das estradas. “Ajuda muito. É uma equipe a mais trabalhando e o serviço que eles fazem é muito bem feito, com alargamento na estrada, dando qualidade na via”, destaca. O prefeito ainda completa que Rio Azul foi prejudicado por causa das chuvas nas semanas anteriores, mas o trabalho continua. “ A equipe é muito boa, e, com certeza, esse trecho que foi readequado vai ficar muito tempo sem precisar de manutenção. Acredito que mais 30 dias a Patrulha fique no município para fazer mais trechos”, completa.
A Patrulha Rural faz parte do Conder, junto da Amcespar, que também fiscaliza as obras e faz toda a questão legal para que aconteçam os trabalhos. A parte de manutenção, o diesel, e vários outros gastos são arcadas pelo município, mas com os serviços prontos, a Prefeitura vai precisa fazer apenas o escoamento de água e a manutenção.
Segundo o vice-prefeito, Jair Boni, o maior problema nas Prefeituras, em geral, é a questão de alargamento de estrada, serviço que a Patrulha faz. “O alargamento das estradas é uma reivindicação de todas as comunidades e, hoje, com o plantio de soja usa um maquinário maior, e necessita de uma estrada mais larga, com acabamento melhor, que é o que a Patrulha realiza. Tendo a infraestrutura que a Patrulha deixa, a readequação das estradas dá menos trabalho e os produtores não têm grandes problemas em excessos de chuvas.”, disse Boni.
O maquinário deve ficar por mais 30 dias no município e mais trechos serão feitos, em outras localidades. Estas são escolhidas através de uma conversa com o Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural, presidentes das associações, comunidades, junto com a prefeitura. “Todos estão colaborando, foram readequadas as cercas, retiradas das famílias que têm confrontações. E estão ajudando na continuidade do bom trabalho”, destaca o prefeito Jasinski.