Teixeira Soares recebe selo Caixa Gestão Sustentável nível Cristal

Sthefany Brandalise e Assessoria

Na manhã de terça-feira (07), Teixeira Soares recebeu o selo Caixa Gestão Sustentável nível Cristal. Durante a cerimônia, o Superintendente Executivo de Governo, Marques Calixto, entregou o certificado ao prefeito Lula Thomaz. O selo é um reconhecimento da Caixa Econômica Federal, que é resultado da dedicação e preocupação com o desenvolvimento do município através do trabalho do executivo e do legislativo.


“Teixeira Soares hoje está em festa, fomos comtemplados pelo selo cristal, mas vamos em busca do selo diamante, pois precisamos evoluir. Esse é o único caminho para que o mundo se transforme através da boa política. Sabemos da importância que é estarmos evoluindo e a Caixa Econômica sempre classifica os municípios que fazem as boas práticas sustentáveis e que podem melhorar a vida das pessoas.”, comemora o prefeito Lula Thomaz.


O município atingiu 13 indicadores, entre eles estão o índice de tratamento de esgoto, coleta seletiva, saneamento básico, cobertura de UBS e APS, qualidade educação, vulnerabilidade social, capacidade de investimentos, capacidade de pagamento, atendimento à LRF – Despesas com Pessoal, regularidade das contas públicas – CAUC, certificação de governança, pegada de carbono e plano de gerenciamento de riscos e desastres.


O secretário geral do Governo, Levi Varela da Silva, fez a indicação de Teixeira Soares para o selo e diz que “isso surgiu de uma reunião da Caixa, onde ficamos sabendo desse selo e aceitamos o desafio. Chamamos os secretários e conversamos para que todos participassem da demanda para conseguir em pouco tempo cumprir as metas estabelecidas e conseguir o selo”.


Carlos Gorte, presidente da Câmara de Vereadores, também esteve presente no evento, e fala sobe a importância do selo. “Esse selo é de grande importância, pois a equipe desenvolvendo esse trabalho importante junto com a Caixa em breve conquistaremos o selo máximo”, disse.


Ainda, Ricardo Alexandre Basso, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, conta como foi o processo de pesquisa para conquistar o selo. “O prefeito solicitou através da secretaria para que eu fizesse o trabalho de pesquisa com os secretários para indicar os quatro eixos das pesquisas da Caixa. Nós tivemos um trabalho com todos os secretários, pedimos o que era inerente a suas pastas e fomos montando a somatória da pontuação”, conta.


Selo Gestão Sustentável Caixa:
O selo é um reconhecimento concedido pela Caixa Econômica Federal aos municípios que apresentam indicadores públicos que apontam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública local.


Célio Américo Alves, gerente de Filial de Governo de Curitiba, explica como os municípios conseguem o selo. “O selo é um reconhecimento que a CAIXA oferece aos municípios a partir de dados coletados de governança e sustentabilidade. Os municípios que atingem uma certa pontuação coletada em quatro níveis passam a obter essa aprovação da Caixa conferindo a cidade um selo, no caso de Teixeira Soares, o selo cristal”, disse.

Os indicadores são separados em quatro categorias:

Ambiental: acesso à água; acesso à coleta de esgoto; índice de tratamento de esgoto; coleta seletiva; saneamento básico; e eficiência energética. Social: cobertura de atendimento por creche; cobertura de Unidade Básica de Saúde (UBS) e Atenção Primária à Saúde (APS); qualidade da educação básica; atualização cadastral – CadÚnico; plano municipal de habitação; e vulnerabilidade social. Governança: capacidade de investimentos; atendimento à LRF – Despesas com pessoal; regularidade contas públicas – CAUC; capacidade de pagamento – CAPAG; certificação em governança; adoção do BIM – (Building Information Modeling). Climático: pegada de Carbono; e plano de gerenciamento de riscos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.