Unidades Básicas de Saúde de Rio Azul recebem equipamentos novos

Depois de reformar as unidades, a Prefeitura fez a distribuição dos equipamentos, conforme a necessidade de cada localidade

No mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Azul, comprou equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde da área urbana e rural, para a academia da saúde e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) do município.

Estes valores foram recebidos pela Prefeitura de Rio Azul por meio de emendas parlamentares e também pelo IOAF E QUALIFAR. A aquisição dos materiais foi realizada via Pregões Eletrônicos números 30/2020, 34/2020 e 35/2020, e a IOAF e Qualifar, também foi feito por meio de um Pregão Presencial número 33/2020, em que foram entregues as UBS e equipes multiprofissionais.

As comunidades e bairros que receberam os equipamentos foram: Taquari; Marumbi dos Ribeiro; Água Quente dos Meiras; Marumbi dos Elias; Barra da Cachoeira; Rio Azul dos Soares; Faxinal de São Pedro; Invernada; Porto Soares; Ana Gembarowski; Vila Diva. A Secretaria Municipal de Saúde, a Academia do Estádio Municipal Prefeito Orestes Pallú e o Centro de Saúde também foram contemplados com novos equipamentos.

Sendo os seguintes equipamentos com as respectivas quantidades: ar condicionado (07); suporte para soro (07); suporte para aferição de pressão; monitor para computador04); CPU ou gabinete para computador (04); now break (02); seladora (02); balança para pesar crianças (01); balança para pesar adultos (09); estantes (06); arquivos (01); armário duas portas (41); cadeiras (55); longarinas três lugares (35); cadeiras de rodas (03; bebedouros metal (02); inalador ; aparelho de pressão; negascopio (03); impressora (01); suporte de soro braço (02); cadeira de coleta (02).

Serão entregues mais materiais para as UBS do município, até o final do ano. A pasta salienta que no início da gestão, em 2017, as unidades não tinham materiais como lixeiras de metal, suporte para papel toalha, suporte para sabonete líquido e persianas.

A secretaria de Saúde, Rosane Popovicz Schirlo, fala da importância destes materiais para as unidades. “Temos mais esta conquista, a entrega de equipamentos e materiais permanentes para uso nos serviços de saúde pelos profissionais, visando a melhoria na qualidade do atendimento oferecido a população. Materiais que estavam fazendo falta ou que deveriam ser substituídos para melhor atuação dos profissionais. A unidade estará totalmente preparada para receber a população, com novos equipamentos e mobiliário ofereceremos serviços de saúde de qualidade a comunidade e conforto no atendimento. Ressalto ainda que receberemos mais equipamentos, pois não chegou tudo ainda, e que desde 2017 estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura das unidades e assim proporcionar um atendimento de qualidade a nossa população”, disse a secretária.

Rio Azul contabiliza cinco Equipes de Saúde da Família (ESF), com 12 unidades de saúde distribuídas em todo o município.