Como separar o lixo correntemente e contribuir com a saúde do planeta

Esther Kremer

Durante todo o primeiro semestre de 2022, vamos trabalhar o tema sustentabilidade e várias formas de como você e todos a sua volta podem contribuir para ajudar a cuidar e prolongar a vida do nosso planeta. Na edição desta semana, vamos falar sobre como separar corretamente o lixo.
Nós somos responsáveis pelo lixo que produzimos e quanto mais consumimos de alguns tipos de produtos, produzimos ainda mais lixo, como embalagens, latas de refrigerante, papel, plástico, etc. Com isso, precisamos pensar em separar corretamente estes resíduos, visto que, todo o material não reciclável é enviado para o aterro sanitário da sua cidade, contribuindo para a melhor coleta.
Segundo a Radioagência Nacional, em média, cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia, portanto, em um ano são 343 quilos. Se juntarmos todo o país, são produzidos cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos, que muitas vezes vão parar em rios, encostas, ruas e bueiros, causando desastres como enchentes, enxurradas e a lenta morte de animais.

Tempo de decomposição dos materiais


O vidro demora até quatro mil anos para se decompor; as latas de alumínio de 200 a 500 anos; uma fralda descartável pode demorar um ano para se decompor; os papéis de 3 a 6 meses; e um simples chiclete pode demorar até 5 anos.
veja três formas de separar corretamente o lixo em casa:
Lixo reciclável: São os papeis, embalagens, plástico, metais, vidros e isopor; lixo orgânico: restos de alimentos, cascas de legumes, a borra do café e até casca de ovos; lixo comum: papel higiênico, podas de plantas, dejetos de animais, filtros de café, sachê de chá e papéis engordurados.
Além de separar corretamente, você também pode tomar outros cuidados que vão beneficiar o meio ambiente e também os trabalhadores que fazem a coleta. Limpar o material que está sendo descartado é uma boa forma de evitar o mau cheiro e a proliferação de insetos, inclusive a dengue.
O reaproveitamento de resíduos orgânicos pode ajudar a adubar uma horta na sua casa, isso evita que alguns animais de rua comam esses resíduos e fiquem doentes.
Separar o lixo especial como óleo de cozinha, eletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas e etc, podem ser essenciais na reciclagem. Você precisa se manter informado a respeito de onde e como fazer este descarte correto. Geralmente, o óleo de cozinha pode ser transformado em sabão orgânico.
Ficar atento aos dias em que a coleta de lixo da prefeitura passa pelo seu bairro vai beneficiar a todos.Os dias de recolher o lixo reciclável e o orgânico são diferenciados, o importante é você saber descarta-los no dia certo. Caso isso não aconteça, o caminhão não irá recolher os seus resíduos.
Separar o lixo é ajudar a melhorar o mundo a sua volta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.