Saiba o que são as queimadas e a sua consequência ao Meio Ambiente

Em 2021 foram registrados cerca de 27 mil focos de incêndios no Brasil

Esther Kremer

É comum ficarmos tristes ao ler notícias ou assistir na Tv assuntos sobre queimadas em florestas, sobre incêndios criminosos e sobre animais com ferimentos por causa do fogo, por isso, não devemos ignorar o assunto. Falar sobre este problema e ajudar a divulga-lo também pode salvar o Meio Ambiente.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe), em 2021 foram registrados cerca de 27 mil focos de incêndios no Brasil, número 32% maior do que em 2020.

Como acontecem as queimadas?

Esta é uma pergunta importante a ser feita, as queimadas podem acontecer por diversos fatores, inclusive sem a participação de atividade humana, derivada de estiagem, temperaturas secas, ausência de chuva, etc. Mas, segundo o Inpe, o Brasil é um dos maiores países da América Latina com focos de queimadas.

Em 2021ocorreram cerca de 27 mil focos de incêndios no Brasil | Foto: Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil

As principais causas são relacionadas a limpeza do solo ou renovação de pastagem feita pelos agricultores, onde há queima do solo; também na ampliação de alguma área agrícola ou para criação de gado; poluição por descarte irregular de bitucas de cigarros e até mesmo balões ilegais.

Quais os impactos no Meio Ambiente?

Os impactos causam danos em todo o planeta, envolvendo, principalmente, as mudanças climáticas, o aumento do aquecimento global, prejuízos à biodiversidade e à dinâmica dos ecossistemas. Como também podem prejudicar diversos tipos de agricultura.

Além do mau que causa à natureza, as queimadas também prejudicam as pessoas que vivem perto destas áreas, pois a fumaça pode contaminar o ar com carbono e enxofre que causam, depois de um tempo, infecções do sistema respiratório, vermelhidão e alergia na pele, irritação dos olhos e garganta, desordens cardiovasculares, asma, conjuntivite, bronquite, tosse, falta de ar e até transtornos psicológicos.

Quais atitudes posso tomar para ajudar?

Assim como na edição passada do Folha na Escola que falamos sobre o desmatamento, com as queimadas não é muito diferente. Podemos ajudar conscientizando as pessoas a nossa volta e ajudar no reflorestamento.

Pedir para que os adultos não joguem bitucas de cigarro em vegetação seca; não incentivar brincadeiras com fogo pois você pode se machucar e causar um enorme dano na natureza.

Em Irati, o IAT (Instituto Água e Terra) distribui mudinhas de árvores para a população com o objetivo de reflorestamento. Para conseguir as mudas é preciso entrar em contato com o Instituto, solicitar a quantidade e assinar um termo. Após a solicitação, a técnica responsável por este setor analisa a disponilidade das plantas e entra em contato novamente para a entrega das mudas.

Professora, solicite mudinhas de árvores para incentivar as crianças a plantar árvores e ajudar o Meio Ambiente.

Outras atitudes também podem ser tomadas e você pode aprender sobre todas elas entrando no site da Folha de Irati, na categoria Folha na Escola e aprender sobre diversos temas envolvendo a sustentabilidade e os cuidados com o nosso planeta.